segunda-feira, julho 24, 2006

Hoje estou sem sono!

Hoje estou sem sono!
Não sei da porcaria do comando! Como sempre está em cima da televisão!
Mas estou sem sono porque penso nesta noite, a segunda que passei contigo até altas horas! Fascinas-me sabes?


Não sei o que tens ou o que vejo em ti! Será a tua maior juventude em relação a mim?... Sim poderá ser essa tua juventude experiente e irreverente que no fundo desejo para mim! Serão as tuas gargalhadas saudáveis e nada fingidas, mas com um travo amargo de angústia de quem está expectante e a sofrer! Será a forma como os nosso olhos se fixam por fracções de segundo talvez a tentar perceber o que realmente sentimos e o que vai na cabeça um do outro! Será tudo isso!


És definitiva e infinitamente interessante e eu quero, se mos quiseres dispensar, mais destes momentos, em que me esqueço de mim e me esqueço do mundo e me entrego atentamente a ti! Ouvir-te é uma aprendizagem constante… Sorvo cada uma das tuas palavras como se fosse as ultimas que oiço, pela vida, pela alegria e pela saudade que transmitem!...

Falas de ti e do teu passado com um misto de felicidade e saudade que te provoca um brilho intenso nos olhos, com uma claridade tal que cega os meus. Nesse momento transportas-me ao teu passado com observador directo e discreto! … E vejo-te nesse teu passado a fazer todas as traquinices que me contas nesse momento! Chego a vivê-las tão intensamente como tu o fizeste nesse teu tempo passado e relembrado agora com esse misto de felicidade e saudade… Vejo, enquanto me falas, as tuas pequenas conquistas e vitorias, os teus sonhos de menina rebelde que ainda hoje queres realizar.

Consigo ver também os teus familiares, o irmão que adoras, os pais que veneras, sinto em mim a forma completa como te educaram e fizeram mulher. Observo todo o teu percurso até este momento em que estamos nesta noite, só nossa, a conversar ou melhor esta noite em que não me canso de ouvir-te, e sinto em ti esse nervosismo, essa ânsia muito grande de quem não quer deixar escapar o mais ínfimo pormenor para que eu perceba e veja o quanto tu foste feliz desde o dia em que nasceste até este momento em que te oiço.


Depois noto-te triste, de repente, porque as tuas lembranças se tornam mais recentes; lembranças que trazem mais saudade de tristeza que alegria, quase raiando a infelicidade, só não chegando lá pela ténue esperança que todos temos até ao fim e muitas vezes depois do fim de que as coisas possam ser melhores, e alimentas essa possibilidade que te alimenta a alma mas te angustia também todo o teu ser! Nesse momento fico triste contigo e não percebo porque tens de sofrer!

E digo-te isso mesmo!
E tenho medo que as minha palavras te entristeçam ainda mais e calo-me, mesmo sentido que não devo! Mas calo-me! E tenho raiva de mim por não te dizer alguma coisa ao ver essa tristeza profunda por baixo dessa gargalhada saudável e nada fingida!
Não percebo porque tens de sofrer!

E sinto-me impotente! E não quero! E luto interiormente para soltar as palavras que te quero dizer; que deves ir em frente e lutar por tudo aquilo que desejas, sem que para isso te tenhas de submeter a vontade alheia!... Nunca o faças, outro modo deixas de ser tu e passas as ser o que outros querem que sejas, e isso é falso e isso magoa e isso vai fazer-te sofrer também, e eu não percebo porque tens de sofrer?!

Apetece-me nesse momento abraçar-te para que sintas que não precisas de sofrer! Sinto vontade de te arrebatar deste mundo que magoa, para aquele mundo da tua infância onde ainda podes ser feliz! Mas também para isso me sinto impotente! Mas gostava de levar-te para lá e ficar lá contigo para ver-te sempre feliz e com essa gargalhada saudável e nada fingida, porque não percebo porque tens de sofrer! Mas eu não tenho esse poder!

Resta-me então dizer que estou aqui para te ouvir triste ou contente, dizer-te que sempre que precisares estarei lá para teres um abraço, para ver-te chorar e te secar as lágrimas! Para isso basta que o peças ou basta que eu o sinta, porque não percebo porque tens de sofrer!?
Estou sem sono! Onde está o comando?

Manel

9 comentários:

Anónimo disse...

Gostaria eu de conseguir ver assim fundo a minha alma, gostaria eu de poder dizer essas palavras... ou melhor de as ouvir.
mas pra ke keres tu o comando?pra desligar o sofrimento, ou pra ligar alegria?
beijo
helena

Anónimo disse...

Quando vires nevoeiro è sinal que vai chover; Sao as lagrimas dos meus olhos a chorar por nao te ver.

Teu blogger é lindo, amei muito.
milhões de beijos para ti.
Dilma

Anónimo disse...

Meu amigo Manel, como admiro tua visão...pra alem do que se vê...para alêm do que se sente...a tua busca insessante da essencia das coisas...dos sentimentos, dos sentidos...Mágnifico!
Cada etapa da vida têm de ser vivida em pleno...cada alegria...cada sofrimento...tdo nos ajudar a crescer como Pessoas , não devemos querer só bons momentos pois os menos bons tambem nos dão muito...
Fica bem, com um bjo meu...

Anónimo disse...

Quando me deste o endereço do teu Blog pediste para comentar, não encontrei palavras para as palavras profundas que escreve. As tuas palavras soam-me a retalhos (mas bons) que passam pela nossa vida.
Vou continuar a passar cá semanalmente para ler as tuas palavras.
Antes de terminar os meus sinceros parabéns pelo dom que possuis, o dom da palavra.

Beijoca
Ana

Biblioteca Rodrigues de Freitas disse...

Escreves muito bem.Pra quando novos textos.fazem falta
Beijos
marisa

Anónimo disse...

Lindo mesmo... ate me apertou o peito... essas palavras sao mt sentidas...simplesmente adorei. Não te conheço, mas deves ser uma pessoa espectacular!!!
Parabens pelos teus sentimentos e pela maneira como os exprimes..

maria-mar

Anónimo disse...

Quase não te conheço, pelo acaso...lamento-o pois são pessoas como tu que conseguem contrariar a minha opinião, e de tantos outros, que quanto mais conheço as pessoas mais gosto dos animais! A avaliar pelo que escreves e se é o que te vai na alma, é(s) muito profundo. Adorei Um beijinho grande,
Bia

Anónimo disse...

Quando te conheci disse-te "há algo em ti que me fascina". Hoje consegui de facto perceber o quento tu és carinhoso, sensível, especial.
Amei... parabéns.

Bjhs grandes.

Anónimo disse...

És especial não sei bem porquê...
... agora já sei e apesar de virtualmente nunca te vou esquecer
talvez um dia...
Reis